Conheça os idiomas mais populares e os mais inusitados da Copa do Mundo de 2022

Confira quais idiomas são os mais comuns e os mais “diferentes” desta edição da Copa do Mundo, no Qatar

A Copa do Mundo é o maior e mais importante evento esportivo do planeta, reunindo países de todo o globo para competir no esporte mais popular da Terra. Por conta disso, claro, trata-se de um evento que reúne diversos idiomas, dos mais conhecidos aos mais inusitados e incomuns. 

Estamos falando de um evento do ponto de vista linguístico bastante inclusivo, colocando idiomas pouco difundidos no centro das atenções do mundo, ao mesmo tempo que temos a chance de conhecer ainda mais línguas já populares. 

Para quem vai ao Qatar, sede da Copa do Mundo de 2022, será uma oportunidade única para realizar um verdadeiro intercâmbio linguístico. 

Conheça, então, alguns dos idiomas mais populares presentes na Copa do Mundo, bem como as línguas mais diferentes. 

Inglês

O inglês é o idioma mais falado desta Copa do Mundo. Isso se deve a dois motivos: seus representantes, Inglaterra, Estados Unidos, País de Gales, Gana, Canadá e Austrália – Dinamarca também pode ser incluída, já que a segunda língua do país-  e o fato de ser a língua “universal”, que conecta pessoas que falam diferentes idiomas. 

O inglês é a língua capaz de unir pessoas que falam idiomas diferentes. Por exemplo, muitas vezes um brasileiro que fala português poderá se comunicar, por meio do inglês, com pessoas que falam japonês. 

Portanto, por ser o idioma universal, o inglês é, muitas vezes, o elo linguístico entre diferentes pessoas ao redor do mundo. Por conta disso – e dos seus representantes na Copa -, sem dúvida é a língua mais falada deste evento. 

Espanhol

O espanhol, principal idioma derivado do latim em número de falantes nativos nesta Copa, é a segunda língua com mais representantes nesta Copa do Mundo, por conta disso, naturalmente, estamos falando de um dos idiomas mais importantes deste evento. 

Saiba que o espanhol será representado na Copa deste ano pelos seguintes países: Equador, Argentina, Costa Rica, Uruguai, México e Espanha

Assim como o inglês, o espanhol pode ser um idioma bastante importante para se comunicar com pessoas que falam outras línguas, devido sua popularidade. 

Francês

Conheça os idiomas mais populares e os mais inusitados da Copa do Mundo de 2022

O francês é outro idioma derivado do latim bastante popular nesta Copa do Mundo, sendo a terceira língua mais falada na edição de 2022. 

Nesta Copa, os representantes deste idioma são: França, Bélgica, Camarões e SenegalCanadá, Suíça e até mesmo Tunísia podem ser incluídos nesta lista, uma vez que boa parte de sua população também fala essa língua.

Árabe

Surpreendentemente, o árabe é um idioma com bastantes representantes nesta Copa do Mundo, mais que o português, inclusive. 

Nesta edição os representantes do árabe são: Marrocos, Arábia Saudita, Tunísia e Qatar. 

A Copa do Mundo de 2022 será uma boa oportunidade para conhecermos mais sobre a língua árabe, uma língua semita central, parente próximo do hebraico e das línguas neoaramaicas, pertencente à família das línguas semíticas, que, por sua vez, compõem o tronco linguístico das afro-asiáticas.

Português

O português, claro, está entre os idiomas mais falados desta copa, já que Portugal e Brasil reúnem mais de 222 milhões de falantes nativos (sendo 212 milhões só do Brasil). 

Apesar da grande quantidade de falantes nativos, nesta copa somente esses dois representantes levam o português para o Qatar. Ou seja, caso você não encontre outros brasileiros ou portugueses, terá que usar outras línguas para se comunicar. 

Alemão

O alemão vem com poucos representantes para essa Copa do Mundo. Nesta edição, somente Alemanha e Suíça falam esse idioma. 

Alemão é uma língua germânica ocidental que é falada principalmente na Europa Central, tendo seus dois principais representantes nesta Copa. 

Trata-se de um idioma que é a primeira língua de cerca de 95 milhões de pessoas em todo o mundo. 

Idiomas mais diferentes da Copa do Mundo de 2022

Persa

Conheça os idiomas mais populares e os mais inusitados da Copa do Mundo de 2022
Taça da Copa do Mundo no Qatar, sede da edição 2022

Representado pelo Irã, o persa é um idioma do subgrupo das línguas iranianas, por sua vez pertencente ao ramo indo-iraniano da grande família indo-europeia.

O idioma persa, também conhecido como farsi, é falado, além do Irã, no Afeganistão, Tajiquistão e em partes do Uzbequistão, da Rússia e do Iraque.

O alfabeto persa ou escrita perso-árabe é um sistema de escrita originalmente baseado no alfabeto árabe.

Dinamarquês

Com um representante apenas também, a Dinamarca, o dinamarquês está entre as línguas com menos falantes nativos desta Copa. 

Saiba que o dinamarquês é uma língua germânica do norte falada por cerca de seis milhões de pessoas, em especial na Dinamarca e na região de Schleswig-Holstein, no norte da Alemanha,

Por ser um idioma nórdico, o dinamarquês tem certa familiaridade com o norueguês e com o sueco. 

Holandês

A língua neerlandesa ou o neerlandês, mais conhecida como língua holandesa ou simplesmente holandês, é uma língua indo-europeia do ramo ocidental da família germânica.

Nesta edição da Copa do Mundo, somente a Holanda representa esta língua. Estima-se que em todo o mundo existam até 29 milhões de falantes nativos. 

Outros idiomas presentes na Copa do Mundo de 2022:

  • Sérvio (Sérvia);
  • Croata (Croácia);
  • Coreano (Coreia do Sul);
  • Japonês (Japão);
  • Polonês (Polônia).

Gostou de conhecer os idiomas mais populares e os mais inusitados e diferentes da Copa do Mundo de 2022?  Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!