Vai fazer intercâmbio? Conheça a documentação exigida

Vai fazer intercâmbio? Conheça a documentação exigida

Com a globalização, o mundo vive uma nova era, repleta de troca de informações culturais, sociais, educacionais e políticas. Entre os reflexos desse processo natural, temos o intercâmbio, que se tornou uma tendência em todo o planeta. 

Atualmente, muitas pessoas buscam fazer intercâmbio a fim de crescer profissionalmente e adquirir novos conhecimentos, mas esbarram em uma dúvida comum: qual a documentação exigida? 

Saber exatamente o que é necessário para fazer intercâmbio irá agilizar todo esse processo. Pensando em ajudá-lo, ao longo deste artigo listaremos tudo o que você vai precisar para poder conhecer outros países por meio dos estudos. 

Passaporte

A primeira coisa que você deve fazer para realizar um intercâmbio é verificar se está com o passaporte em dia. Trata-se de um documento essencial e obrigatório – caso vá viajar para países fora do Mercosul.

Lembre-se que o passaporte deve continuar válido 6 meses após a volta ao Brasil. Ou seja, se o documento expirar até essa data, terá que solicitar a renovação antes de embarcar.

Para tirar o passaporte, você terá que preencher o formulário disponível no site da Polícia Federal, onde você também poderá agendar o horário e local para apresentar os seguintes documentos (originais):

  • RG;
  • CPF;
  • Título de Eleitor e comprovantes de votação da última eleição;
  • Comprovante de quitação do serviço militar obrigatório;
  • Pagamento da GRU (Guia de Recolhimento da União);
  • Passaporte anterior (se houver).

Visto

O Visto é uma autorização condicional concedida por um país a um estrangeiro, permitindo-lhe entrar, permanecer dentro ou sair desse país.

É vital checar quais as exigências para tirar o visto e ficar atento para o período, pois elas variam de acordo com o tempo que você passará no destino. No site da embaixada do país que deseja visitar, você encontrará todos os detalhes.

Nesse caso, você deve solicitar o visto de estudante para realizar o intercâmbio, de modo que o país permita sua estadia pelo tempo que permanecerá estudando.  

Depois de aprovado, o documento do seu visto é anexado a uma página do passaporte.

Fique atento aos documentos exigidos na imigração

Quando chegar no país de destino, você terá que passar pela imigração, onde eles poderão solicitar alguns dos documentos necessários para fazer intercâmbio. 

Entre os documentos mais comuns, está a carta de aceitação da escola, que é o documento timbrado pela instituição que deverá conter detalhes sobre o curso que você irá fazer.

Normalmente, ele é enviado via e-mail após a inscrição. Nele, devem constar dados de matrícula e informações referentes à acomodação, caso tenha optado por residência estudantil.

Além da carta de aceitação, você poderá precisar de outros documentos, como seguro saúde, comprovante de vacinas, extrato bancário e cópias das passagens de ida e volta. 

Não se esqueça de traduzir os documentos!

Alguns documentos devem ser traduzidos para poder realizar intercâmbio, variando conforme as exigências de cada país e instituição de ensino. 

A agência de intercâmbio ou escola no país de destino informará a lista de documentos que você deverá traduzir para o seu processo de requerimento de visto de estudante. 

Saiba que, comumente, traduz-se:

  • Diploma;
  • Histórico escolar;
  • Certificado de conclusão de curso;
  • Atestado de matrícula;
  • Carta de intenções;
  • Carteira de trabalho;
  • Contrato Social e outros documentos societários;
  • Declaração de empresa ou instituição de ensino;
  • Contracheques;
  • Holerite ou Pró-Labore;
  • Declaração do Imposto de Renda;
  • Extrato bancário;
  • Carta de suporte financeiro.

Você terá que realizar uma tradução simples ou uma tradução juramentada dos documentos, variando conforme a exigência de cada intercâmbio. 

Assim que você juntar todos os documentos necessários, o próximo passo é solicitar a tradução dos documentos junto a uma empresa de tradução, como a Brazil Translations.

A Brazil Translations oferece todo o suporte na tradução dos documentos para intercâmbio

Há mais de 17 anos, a Brazil Translations vem se destacando no fornecimento de soluções linguísticas, como a tradução de documentos para intercâmbio, gerenciamento de projetos de tradução e na seleção de profissionais para serviços de interpretação simultânea ou consecutiva.

Nossos serviços incluem tradução juramentada, comercial, científica, simultânea, consecutiva e Libras, versões e interpretações, em todos os segmentos do mercado.

Certificada pela Norma ISO 9001:2015, nos preocupamos, acima de tudo, com a qualidade do trabalho entregue a uma seleta e exigente carteira de clientes, operando com uma equipe de mais de 150 profissionais experientes, em mais de 30 idiomas, garantindo rapidez, precisão, versatilidade, confidencialidade e os melhores prazos e custo-benefício.

Gostou do artigo sobre qual a documentação exigida para fazer intercâmbio? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

2 comentários em “Vai fazer intercâmbio? Conheça a documentação exigida”

  1. Pingback: Conheça os idiomas mais populares e os mais inusitados da Copa do Mundo de 2022

  2. Pingback: Tradução francês para português: conheça mais

Comentários estão fechados.