Como tirar visto americano?

Como tirar visto americano?

Descubra como tirar o visto americano e quais as diferenças entre eles

Aterrissar nos EUA é um sonho para muitas pessoas, já que há uma série de atrativos que deixam nossos olhos brilhando, como os pontos turísticos, a cultura, o idioma, o crescimento profissional e muito mais. Mas, para isso, é preciso saber como tirar visto americano. 

Isso nos leva à pergunta deste artigo: afinal, como conseguir o tão sonhado visto americano

Essa é uma pergunta cuja resposta varia bastante. Para alguns é quase impossível, para outros, fácil. A verdade é que para tirar o visto americano você simplesmente precisa se adequar a alguns requisitos. 

Vale ressaltar que para tirar esse tipo de documento você precisa, antes de qualquer coisa, saber qual o tipo de visto que deseja. 

Confira quais os tipos de vistos que você pode tirar!

  • B-1: visitantes a negócio

Esse visto é para pessoas que vão aos Estados Unidos para fazer negócios para empregadores não americanos. É importante dizer que não é válido para trabalho. 

Ou seja, o visto B1 só é emitido caso exista uma garantia de que nenhum trabalhador americano correrá o risco de perder o emprego com a visita e que esta não será remunerada por nenhuma fonte americana. 

  • B-2: visitante a passeio

Esse é, talvez, o visto mais fácil de ser tirado, já que é exclusivamente para quem deseja “turistar” pelos EUA. 

Com esse visto não é permitido trabalhar, nem estudar (com exceção de cursos de baixa carga horária). O tempo de duração do visto é de 10 anos, mas o tempo de permanência que o visitante pode receber na imigração é, via de regra, de 6 meses, dependendo do oficial de imigração no momento da entrada nos Estados Unidos, que inclusive pode pedir a comprovação de que a viagem durará o tempo informado.

  • C-1: Trânsito

Em geral, trata-se de um visto feito para passageiros em trânsito (aqueles que estão apenas de passagem) pelos Estados Unidos. 

Caso apenas passe pelos EUA, o visto C-1 é o ideal. 

  • F-1/F-2: Estudante

Esse é o visto feito para estudantes admitidos em alguma instituição escolar aprovada pelo Serviço de Imigração. As instituições (Colégios ou Universidades) devem ter permissão para processar o formulário I-20.

Para tirar esse visto, o estudante precisará comprovar que possui vínculos com seu país de origem, a fim de evidenciar que o aluno tem para onde voltar ao final do curso.

Além disso, outro comprovante que o estudante precisará mostrar tem relação com sua condição financeira. Ou seja, é preciso mostrar que possui condições de se manter no país sem que ele tenha que ter um emprego. 

  • J-1/J-2: Programa de intercâmbio

Apesar do nome, esse visto não é destinado, necessariamente, para quem vai fazer  programas de intercâmbio – para esses estudantes, o tipo correto de visto seria o F-2.

Os solicitantes do J-1/J-2 podem incluir estudantes de pós-graduação, estrangeiros graduados em medicina buscando pós-graduação ou especialização, acadêmicos estrangeiros patrocinados por universidades como docentes temporários, e alguns profissionais estagiários, por exemplo.

  •  M-1/M-2: Estudante vocacional

Trata-se do visto destinado a estudantes que pretendam frequentar uma universidade ou outra instituição acadêmica nos Estados Unidos.

Como tirar o visto para morar nos EUA?

Saiba que o primeiro passo para tirar o visto americano é preencher o formulário de visto DS-160. Essa etapa é delicada, uma vez que qualquer erro nos dados informados pode prejudicar o processo de aplicação do visto, podendo até ocasionar na negativa do visto.

Feito isso, a próxima etapa envolve o pagamento da taxa de visto. Você terá que criar um cadastro e fazer o pagamento da taxa do visto (em boleto ou cartão). O valor da taxa para o visto americano é de US$ 160, sendo esse o preço para os vistos de categoria B1/B2, C1/D, F, M e J, que não exigem petição.

Agora, o próximo passo é agendar a sua visita no Centro de Atendimento ao Solicitante de Visto (CASV). No dia agendado, você deverá ir ao CASV da sua cidade ou local mais próximo com os documentos necessários, que são: passaporte, agendamento (o comprovante de pagamento) e o formulário DS-160 finalizado.

Via de regra, será necessário fazer uma visita ao CASV e ao Consulado Americano. A entrevista para o visto ocorre no Consulado, sendo um processo de até dois dias.

É válido mencionar que pessoas menores de 14 anos e com 80 anos ou mais são dispensados da entrevista. Porém, pontualmente podem ser chamados pela Embaixada ou Consulado caso seja necessário.

Caso seu visto seja aprovado, você receberá o documento em até dez dias após a entrevista. Você pode acompanhar o status da sua solicitação on-line.

É possível pedir para receber o visto em casa ou retirá-lo no CASV, sendo o processo de retirada mais rápido.

Gostou de conhecer mais sobre como tirar o visto para morar nos EUA? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations e veja mais conteúdo como este. Até a próxima!