Afinal, o Google Tradutor é confiável?

Saiba se essa ferramenta do Google é confiável ou não; conheça alternativas a ela

O Google Tradutor é uma ferramenta que se tornou bastante popular. Desde sua criação até os dias de hoje, ganhou muito espaço à medida que foi se atualizando e aprimorando sua tradução. Hoje, com todo seu sucesso, uma recorrente questão vem à tona: o Google Tradutor é confiável? 

Bom, essa é uma pergunta um tanto quanto delicada, já que há várias variáveis que devem ser analisadas e levadas em consideração. 

De antemão, porém, saiba que o Google Tradutor é, sim, uma ferramenta confiável, mas com algumas ressalvas extremamente importantes. 

Antes de falarmos mais a respeito do Google Tradutor e sua confiabilidade, que tal sabermos exatamente o que é esse recurso linguístico? 

O que é o Google Tradutor? 

Podemos afirmar que o Google Tradutor é uma ferramenta gratuita que pertence ao Google, cuja função é, claro, traduzir textos e áudios em outros idiomas. 

Afinal, o Google Tradutor é confiável?

Desde 2006 no mercado, época em que o suporte para outros idiomas era bem limitado, o Google Tradutor foi crescendo com o tempo e, atualmente, conta em seu sistema com suporte a centenas de línguas que podem ser traduzidas. 

O objetivo dessa ferramenta é oferecer suporte rápido, fácil e ágil para pessoas que desejam traduzir um texto ou áudio de um idioma para outro. 

Em seus primeiros anos, a ferramenta estava restrita à tradução literal das palavras. Contudo, com a chegada de uma nova tecnologia em 2016, conhecida como GNMT (Google Neural Machine Translation, ou mecanismo de tradução neural do Google), capaz de analisar  frases inteiras dentro de contextos, é que o Google tradutor deu um grande passo rumo à conquista da confiança das pessoas. 

Por fim, saiba que, além de ser site para computador, o Google Tradutor está disponível também para celulares Android e iOS.

A ferramenta de tradução do Google é a melhor solução em adaptação linguística? 

Como dissemos no começo deste artigo, o Google Tradutor, hoje, se mostra uma ferramenta confiável, desde que seja usada da maneira certa. 

Ou seja, quando falamos da confiabilidade do Google Tradutor, estamos falando também da forma como será aplicado no dia a dia. 

Em suma, o Google Tradutor é uma ferramenta extremamente confiável para traduções simples e mais corriqueiras, como descobrir o significado de uma frase ou uma palavra que tenha dúvidas. 

É possível traduzir textos inteiros também para entender o sentido do que é dito, ainda que com alguns erros. 

Essa ferramenta só não é indicada quando a finalidade da tradução requer alto grau de acuracidade. 

Em outras palavras, o Google Tradutor não deve ser utilizado para fins profissionais, jurídicos e acadêmicos, uma vez que são conteúdos em que a precisão é fundamental, característica esta que a ferramenta do Google não é capaz de oferecer, somente um profissional especializado. 

Quantas línguas o Google Tradutor consegue traduzir?

Hoje, o Google Tradutor dá hoje suporte para 108 idiomas e os últimos a serem acrescidos foram kinyarwanda, oriá, tártaro, turcomano e uigur.

Ao todo, agora, o Google Tradutor é capaz de traduzir online mais de cem línguas diferentes, alcançando 99% de toda a população global.

De acordo com o Google, a plataforma se tornou capaz de atender a cerca de 120 milhões de novos usuários conectados ao redor do mundo.

O processo de adição de novos idiomas

A adição de novos idiomas ao tradutor do Google envolve tecnologia de aprendizagem de máquinas , bem como intervenções da comunidade do Google Tradutor.

O primeiro passo para adicionar uma nova língua é se certificar que o novo idioma já tenha uma quantidade considerável de textos escritos disponíveis na web. Isso porque os robôs do serviço podem lê-los e, assim, identificar padrões, quase como se estivesse aprendendo a língua.

Por não ser um processo 100% infalível, a comunidade que utiliza o Google pode ajudar a garantir uma melhor eficiência do Google Tradutor, corrigindo eventuais erros que a inteligência artificial possa cometer, de maneira a melhorar o serviço.

Segundo o Google, mais de três milhões de usuários já contribuíram com 200 milhões de palavras traduzidas.

Como usar o Google Tradutor?

Para usar o Google Tradutor pela web, entre no site oficial. Em seguida, selecione a opção “Texto”. Escolha um dos idiomas através da seta para baixo ou use a detecção automática. Agora, basta digitar o texto ou, se preferir, use o ícone de microfone para falar.

Qual a melhor alternativa ao Google Tradutor?

A melhor alternativa ao Google Tradutor são as empresas especializadas em tradução. São elas as responsáveis por traduzir devidamente o conteúdo desejado, prezando pela qualidade acima de tudo. 

Além disso, as empresas contam com profissionais experientes, com amplo conhecimento em várias línguas e com especialização em determinadas áreas da tradução. Com isso, a qualidade do trabalho realizado é extremamente alta e muito mais confiável, se comparada ao Google Tradutor, explicando, assim, porque a ferramenta é indicada somente para traduções casuais. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!

3 comentários em “Afinal, o Google Tradutor é confiável?”

  1. Pingback: Tradutor de inglês para português: saiba onde encontrar - Principal

  2. Pingback: Intercâmbio pós-pandemia: saiba o que levar – Principal

  3. Pingback: สล็อตออนไลน์

Comentários estão fechados.