Como funciona a transcrição de áudio nas empresas

Como funciona a transcrição de áudio nas empresas

Entender como funciona a transcrição de áudio pode parecer uma pergunta difícil. Afinal, como algumas palestras se transformam em publicações poucos dias depois? Isso tudo acontece devido aos serviços de transcrição, feitos por profissionais especializados e com vasto conhecimento em idiomas.

Esse trabalho é exatamente o oposto da audiodescrição. Enquanto este transforma textos em áudio, a transcrição passa tudo o que foi dito para a forma de texto. Porém, esse trabalho envolve uma série de etapas para chegar a este ponto. No post de hoje, iremos falar sobre como funciona a transcrição de áudio nas empresas de tradução.

Como a transcrição de áudio é feita?

Há inúmeros caminhos que permitem entender como funciona a transcrição de áudio. Mas, de forma simples, é um processo no qual se pode transformar o que foi dito em um texto. E esse trabalho é muito utilizado por jornalistas, setores da economia e também em muitas conferências.

Quando é feita manualmente, a transcrição de áudio pode ser um pouco cansativa. No entanto, hoje existem diversas ferramentas que facilitam esse trabalho. Assim, também é possível adicionar legendas e oferecer alguma acessibilidade ao conteúdo. Com elas é possível, ainda, diminuir as chances de erro no material.

Vale destacar também que há profissionais especializados em transcrição de áudio. Eles são conhecidos como estenotipistas, que operam máquinas de nome “estenótipo”. Estas máquinas contam com 24 teclas que podem ser apertadas de forma simultânea. Assim, quando combinadas, podem formar palavras em apenas alguns segundos.

Independentemente do formato, toda a transcrição de áudio precisa passar por uma revisão. Por isso, os arquivos sempre são passados a um editor, que irá verificar a presença de erros. Com isso também se pode corrigir lacunas e equívocos comuns que estão sujeitos a acontecer. E só depois disso é que se envia o arquivo final ao cliente.

A sua importância entre os setores

Agora que já vimos como funciona a transcrição de áudio, perguntamos qual a importância desse serviço, afinal. Bom, de forma geral, ele é essencial para fazer com que o conteúdo chegue ao maior número de pessoas. Em empresas de tradução, por exemplo, pode alcançar diferentes idiomas.

Vamos imaginar a seguinte situação. Em uma palestra ou conferência de grande amplitude, o apresentador fala somente um idioma. No entanto, com a transcrição de áudio, tudo o que foi dito no evento será publicado posteriormente em um site.

Assim, todos poderão ter acesso ao conteúdo escrito, que pode ser traduzido diversas vezes em vários outros idiomas.

Além disso, entender como funciona a transcrição de áudio é de suma importância para entender um pouco sobre acessibilidade. Como dissemos logo acima, com isso podemos garantir que o conteúdo relevante irá chegar a todos que se interessam e desejam saber sobre.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o universo da tradução, basta acompanhar os posts aqui do nosso blog.

1 comentário em “Como funciona a transcrição de áudio nas empresas”

  1. Pingback: Anya Belcampo scandal

Comentários estão fechados.