Saiba como o mercado de tradução deve ficar com o fim da pandemia do novo coronavírus
A pandemia do novo coronavírus causou impactos gigantescos em diferentes setores, incluindo os voltados à tradução e adaptação linguística. Contudo, apesar da crise global, a expectativa é que a tradução volte com tudo.
Os serviços online foram um dos poucos que conseguiram suportar a crise causada pela pandemia, sobretudo porque estamos falando de um ambiente virtual, cuja principal característica é a ausência de um contato direto. Logo, os serviços de tradução que podem ser feitos à distância foram afetados de forma moderada e tendem a melhorar à medida que tudo volte ao normal.
Com a chegada do ano 2021, veio portanto a esperança de um ano mais promissor, principalmente se levarmos em conta as novas tendências que surgiram durante o período pandêmico, como é o caso dos serviços feitos a distância. Afinal, é inegável que a internet se tornou ainda mais relevante, e os serviços adaptados a ela conseguem se recuperar de forma mais rápida.
Essa máxima inclui os serviços de tradução, que em sua maioria podem ser feitos sem contato direto entre cliente e prestador de serviço.
O que esperar do mercado de tradução?
O mercado de tradução soube se adaptar bem à pandemia, especialmente porque já estava ajustado às demandas a distância. Portanto, a tendência é que a médio/longo prazo isso se mantenha, sem mudanças drásticas.
Além do fato de poder ser feito a distância, o serviço de tradução se tornou ainda mais relevante por um simples detalhe: a globalização durante a pandemia.
A globalização é um processo que encurta distâncias, quebra barreiras linguísticas e estimula a troca de conteúdo, de cultura e de conhecimento.
Durante a pandemia, esse processo foi acelerado, já que existiu um aumento da demanda por conteúdo novo durante a quarentena provocada pelo novo coronavírus. Com cada vez mais pessoas em busca de coisas novas, o mercado teve que se adaptar, de modo a atender a demanda.
Então, o mercado de tradução foi aquecido e deve permanecer assim ao longo de 2021 e nos próximos anos.
Demanda reprimida
A pandemia mudou os hábitos das pessoas, já que devido à quarentena não foi possível viajar, conhecer novos países ou até mesmo estudar fora.
Uma vez controlada a pandemia, espera-se, então, um aumento considerável dos serviços de tradução, devido, principalmente, à demanda reprimida pelo novo coronavírus.
Ou seja, sem as barreiras impostas pelo COVID-19, as pessoas vão viajar mais, estimulando, assim, o mercado da tradução.
Serviços de tradução de documentos e traduções simultâneas e consecutivas (impulsionados pelas expectativas da volta de palestras, workshops, entrevistas coletivas presenciais, etc.), por exemplo, devem crescer bastante, movimentando o mercado linguístico.
Mercado de tradução após COVID-19: expectativas de bons resultados
Apesar dos impactos globais causados pelo COVID-19, o mercado dos serviços de tradução se manteve em boas condições, atendendo a demanda do período pandêmico, e a expectativa é que cresça ainda mais, ajustando-se à nova realidade pós-pandemia.
Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima!
[…] Entenda o futuro do mercado de tradução pós-pandemia […]
… [Trackback]
[…] Information to that Topic: brazilts.com.br/blog/entenda-o-futuro-do-mercado-de-traducao-pos-pandemia/ […]
… [Trackback]
[…] Info on that Topic: brazilts.com.br/blog/entenda-o-futuro-do-mercado-de-traducao-pos-pandemia/ […]
… [Trackback]
[…] Find More on that Topic: brazilts.com.br/blog/entenda-o-futuro-do-mercado-de-traducao-pos-pandemia/ […]
… [Trackback]
[…] Read More here on that Topic: brazilts.com.br/blog/entenda-o-futuro-do-mercado-de-traducao-pos-pandemia/ […]
… [Trackback]
[…] Read More Information here to that Topic: brazilts.com.br/blog/entenda-o-futuro-do-mercado-de-traducao-pos-pandemia/ […]
… [Trackback]
[…] Information on that Topic: brazilts.com.br/blog/entenda-o-futuro-do-mercado-de-traducao-pos-pandemia/ […]