Qual idioma aprender? Conheça os mais importantes!

Saiba qual tipo idioma você deveria aprender e quais questões você deve levar em consideração

Quando enfim decidimos que devemos aprender um novo idioma, uma dúvida natural e recorrente vem à tona: afinal, qual língua escolher?

Existem em todo o planeta 6 912 idiomas, de acordo com o compêndio Ethnologue, tido como o maior inventário de línguas do planeta. Portanto, saber exatamente qual idioma aprender pode não ser uma tarefa das mais fáceis. 

Por isso, ao longo deste artigo você conhecerá algumas dicas úteis para ajudá-lo a decidir qual língua aprender, bem como irá conhecer alguns idiomas importantes no dia a dia! 

Qual idioma aprender? 

Bom, antes de mais nada, é preciso dizer que, para escolher o idioma certo, é preciso levar em consideração uma série de questões. 

Entre as perguntas que você deve fazer, as mais importantes são:

  • Eu vou utilizar esta língua no dia a dia?
  • Eu vou viajar para um país que fala esta língua?
  • Eu vou utilizar este idioma profissionalmente? 
  • Eu pretendo usar esta língua para crescer profissionalmente? 
  • Algum familiar, amigo ou conhecido fala este idioma?

Essas perguntas ajudam – e muito – na hora de escolher o idioma certo para aprender.

Se você deseja viajar para um país específico ou até mesmo morar nele, por exemplo,  é sempre importante conhecer a língua local, de modo a tornar a experiência mais fácil, agradável e natural. 

O mesmo vale para o âmbito profissional. Se você trabalha para uma multinacional, cuja matriz esteja localizada em um país que fale o inglês, naturalmente aprendê-lo é muito importante para expandir suas chances de sucesso na carreira. 

Caso queira ingressar em uma profissão específica, como tradutor ou intérprete, escolher um idioma com bastante demanda é uma dica a ser considerada. 

A própria curiosidade e vontade de conhecer outro idioma é um fator a ser levado em consideração no momento em que for decidir qual língua aprender. 

Além desses fatores, sem dúvida, é preciso levar em consideração a dificuldade no aprendizado. 

Tenha em mente que línguas que derivam do latim (espanhol, italiano, francês) são mais fáceis, sobretudo porque são bastante similares ao nosso português. 

Já línguas em que até mesmo o alfabeto muda (como japonês, mandarim, russo), a dificuldade é muito maior. 

Idiomas mais importantes para aprender

Levando em consideração tudo o que foi dito, vamos conhecer agora algumas das línguas que podem ser mais úteis no cotidiano. 

1) Inglês

A língua inglesa com certeza está na lista dos idiomas que você deve aprender. No Brasil, é tido informalmente como um segundo idioma obrigatório, uma vez que o inglês está presente em nossas rotinas, tanto no aspecto social como profissional. 

A maioria dos filmes, séries e documentários, por exemplo, que consumimos diariamente são dos EUA, cuja língua oficial é o inglês. 

Tradutor de inglês para português: saiba onde encontrar

Esse motivo por si só já faria com que o inglês fosse um idioma importante. Contudo, não para por aí.

Ao passo que consumimos o inglês em atividades casuais e sociais, esse idioma cresce cada vez mais no âmbito profissional. 

Isto é, cada vez mais empresas buscam por profissionais que tenha afinidade com a língua inglesa, já que vivemos um mundo mais globalizado, onde o inglês se tornou uma língua universal. 

Por fim, o inglês é tido como uma língua de fácil aprendizado, sobretudo por entrarmos em contato com ela desde cedo nas escolas e por ter uma estrutura linguística mais simples que o português.

Inglês para viajar

Prova  de que o inglês é uma língua importante para quem gosta de viajar, é que, se você for visitar qualquer país da Europa (com exceção de Portugal, é claro), sabendo falar somente o inglês como segunda língua, poderá se virar tranquilamente em países como Alemanha, Itália, Espanha, Bélgica, França, entre outros. 

2) Espanhol

O espanhol é a segunda língua mais falada no mundo, com mais de 427 milhões de falantes nativos e 44 países têm o espanhol como sua língua oficial. 

Somente essas informações já bastariam para fazer do espanhol um idioma essencial para aprender. Entretanto, existem mais vantagens de comunicar-se nesse idioma.

A língua espanhola é de fácil aprendizado e similar em muitos aspectos ao português. Ou seja, em apenas um ano, é possível adquirir um bom nível de aprendizado, variando conforme o empenho nos estudos.

Assim como o inglês, esse idioma pode ser facilmente utilizado no âmbito social e profissional. 

3) Francês e Italiano

Se você busca aprender uma língua que fuja do tradicional inglês e espanhol, o francês e o italiano são uma ótima escolha. 

Como já dissemos, por serem oriundas do latim, contam com uma estrutura muito similar ao português, o que facilita o aprendizado.

O Francês é falado por mais de 290 milhões de pessoas, entre falantes nativos e pessoas que o têm como segunda língua. Por ser falado em 29 países de forma oficial e ser ensinado para muitas pessoas em países como EUA e Canadá, o francês é uma ótima escolha. 

Quanto ao italiano, esse idioma é falado por mais de 120 milhões de pessoas, sendo a maioria na própria Itália. 

O italiano é uma língua importante para aprender, sobretudo para quem deseja visitar a Itália ou para quem possui parentes que falam esse idioma (Brasil é uma das maiores colônias de descendentes italianos).

Muitas pessoas buscam aprender esse idioma também por apreciá-lo, já que é tido como um dos mais bonitos do mundo. 

Por fim, aprender o italiano pode também ser importante no aspecto profissional, uma vez que no Brasil existem mais de 900 empresas com matrizes na Itália.

Qual idioma aprender? Entenda suas necessidades e preferências e dê o primeiro passo!

Levando em consideração tudo o que foi dito, com certeza saber qual língua aprender ficou mais fácil. Lembre-se que não existe certo ou errado, mas, sim, o que atende melhor as próprias necessidades. 

Para ler mais artigos como este, acompanhe o blog da Brazil Translations para mais novidades. Até a próxima. 

Como encontrar um tradutor juramentado

Este post tem 2 comentários

Comentários encerrados.