Idiomas mais requisitados para tradutor

Descubra quais são os idiomas mais solicitados para um tradutor trabalhar na área linguística 

Trabalhar como tradutor é uma opção cada vez mais frequente para os profissionais que atuam no segmento linguístico, sobretudo pela crescente demanda de serviço que o mercado vem oferecendo, devido, principalmente, ao mundo mais globalizado onde vivemos. Logo, naturalmente algumas questões vêm à tona, como quais são os idiomas mais requisitados para um tradutor. 

Fato é que um profissional que atua no ramo linguístico, seja como tradutor de documentos, de vídeos ou como um intérprete de palestras e reuniões, precisa saber quais são os idiomas mais requisitados, de modo a entender a demanda do mercado. 

Idiomas mais requisitados para tradutor

Isto é, idiomas mais comuns consequentemente têm mais demanda, enquanto idiomas menos falados possuem demanda menor. Entretanto, quanto menos profissionais disponíveis para traduzir determinada língua, o mercado tende a aumentar os valores envolvidos. 

Todas essas nuances relacionadas aos idiomas são importantes e devem ser levadas em consideração pelos tradutores. 

Tendo tudo o que foi dito em mente, listamos alguns dos idiomas mais solicitados para um tradutor que atua nas mais diversas áreas, como tradução simples, técnica, científica, simultânea, consecutiva, legendagem de vídeos, entre outras atividades. 

1) Inglês

De antemão, saiba que o inglês é um dos idiomas mais falados no planeta. Estima-se que um bilhão de pessoas falam a língua inglesa (entre falantes nativos e pessoas que o aprenderam). 

Atualmente, 67 países têm o inglês como língua oficial, enquanto 27 países consideram a língua inglesa seu idioma secundário.

Por esses motivos, entende-se a importância do inglês na vida de um tradutor, principalmente em um momento em que consumimos cada vez mais conteúdo oriundo de outros países. 

Portanto, o inglês é praticamente um idioma obrigatório para qualquer tradutor, desde pessoas que já atuam na área até para quem deseja ingressar na profissão. 

2) Espanhol (castelhano)

Assim como o inglês, o espanhol está entre os idiomas mais requisitados para tradutores por conta do alto número de falantes, bem como pela quantidade de conteúdo que consumimos cuja origem está atrelada a países que falam tal idioma. 

Estima-se que existam 332 milhões de falantes nativos do espanhol e outras milhares de pessoas que o tem como idioma secundário ou que o aprenderam para outras finalidades, chegando, assim, a mais de 500 milhões de indivíduos – segunda língua mais falada do planeta. 

Essas informações por si só já colocam o espanhol como uma das principais línguas para um tradutor. 

3) Japonês

Idiomas mais requisitados para tradutor

O japonês é uma língua que não é tão difundida no planeta, já que conta com pouco mais de 125 milhões de falantes nativos. 

Entretanto, dada a dificuldade de aprendê-lo, é uma língua extremamente valorizada no mercado da tradução. Profissionais que falam japonês fluente são reconhecidos no segmento e frequentemente requisitados, mesmo com uma demanda inferior à de línguas como o inglês, por exemplo. 

4) Mandarim

Assim como o japonês, o mandarim é uma língua extremamente difícil de aprender e, portanto, valoriza os profissionais que estão aptos para realizar serviços como tradutor desse idioma.

Com mais de 885 milhões de falantes nativos, o mandarim é a língua mais falada do planeta (sem contar os indivíduos que aprenderam outros idiomas). Logo, os profissionais que trabalham com tradução conseguem uma boa imersão no mercado, sendo reconhecidos como pessoas altamente difíceis de encontrar na área. 

Vale ressaltar ainda que, com o crescente número de empresas chinesas no Brasil, cada vez mais busca-se profissionais aptos para realizar serviços de tradução envolvendo o mandarim. 

5) Italiano

O italiano é uma língua extremamente importante para profissionais na área, principalmente porque o tradutor é frequentemente procurado por brasileiros que buscam a cidadania italiana.

Portanto, os profissionais aptos para realizar a tradução do italiano tendem a ser bastante valorizados. 

Idiomas mais solicitados por um tradutor e sua importância no mercado

Agora que conhece mais sobre os idiomas mais requisitados para um tradutor, fica mais fácil compreender quais línguas podem gerar um bom retorno profissional para as pessoas que buscam ingressar no mercado ou que já estão atuando na área. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para mais novidades! 

2 comentários em “Idiomas mais requisitados para tradutor”

  1. Pingback: A importância de legendar vídeos corporativos - Principal

  2. Pingback: tire kingdom

Comentários estão fechados.