Documentos que você precisa para morar fora

Morar fora é um desejo muito comum dos brasileiros. A vontade de conhecer novos lugares, culturas e idiomas muitas vezes é maior que permanecer no país onde nascemos e estamos acostumados. Contudo, para realizar o sonho de se mudar para outro país, é preciso lidar com algumas situações um pouco complicadas, como a burocracia de separar e traduzir uma série de documentos.

Sim, tenha em mente que, para morar fora, você deve ter em mãos diversos documentos, alguns deles devem, inclusive, estar traduzidos para o idioma do local onde pretende se estabelecer. 

Quer saber quais são estes documentos? Então, confira uma lista que separamos para ajudá-lo! 

Passaporte

A primeira coisa que você deve ter em mente ao morar fora é que precisará deixar separado seu passaporte. 

O passaporte é emitido pelo governo e tem como objetivo certificar a identidade e a cidadania do portador. Saiba ainda que a maioria dos países não permite a entrada de viajantes sem um passaporte oficial. 

Caso não tenha um passaporte e planeja se mudar, inicie o processo de inscrição o mais rápido possível. Isso porque o processo para tirar um passaporte pode levar semanas ou até alguns meses. 

Visto

Além do passaporte, você certamente precisará de um visto. O visto consiste em um documento oficial de viagem que permite ao viajante permanecer em um determinado país para uma finalidade específica e por um determinado período.

Ou seja, se você pretender se mudar, você deve ter um visto para estudar ou trabalhar fora, por exemplo, o que garante sua permanência no país. 

Via de regra, o visto é emitido pelo país onde você deseja morar, trabalhar ou estudar. 

Certidão de nascimento

É preciso ter em mãos também documentos pessoais, como é o caso da certidão de nascimento. 

Para se mudar você deverá ter em mãos sua certidão de nascimento original, bem como várias cópias traduzidas de forma oficial, por meio de tradução juramentada. 

A certidão é conhecida como o documento oficial emitido no nascimento para identificar o nome, sexo, data/local de nascimento e pais de uma pessoa. 

Registros escolares

Os registros escolares podem ser muito importantes para morar fora, por isso, certifique-se de levar cópias traduzidas de todos os documentos, sobretudo se há crianças envolvidas na mudança, uma vez que elas precisarão entrar em uma escola no novo país. 

Outros registros escolares importantes para levar incluem diplomas, cartas de recomendação e históricos escolares.

Certidão de casamento

A certidão de casamento é o documento recebido após a realização de uma cerimônia civil – ou religiosa com o efeito civil – e que atesta a união de duas pessoas.

Levar esse documento ao morar fora é, portanto, muito importante. Não se esqueça de trazer cópias da certidão original e sua respectiva tradução juramentada. 

Outros documentos necessários para você morar fora

  • Registros médicos;
  • Procurações;
  • Documentos de custódia infantil;
  • Papéis de divórcio;
  • Carteira de motorista;
  • Registros de impostos;
  • Cartão do plano de saúde;
  • Documentos de seguro;
  • Testamentos;
  • Papéis de adoção;
  • Registros de vacinação de animais de estimação.

Morar fora: um processo facilitado com a ajuda da Brazil Translations

Agora que você conhece mais sobre alguns dos documentos essenciais para morar fora, saiba que a Brazil Translations pode ajudá-lo em toda essa etapa burocrática, uma vez que traduzimos todos os documentos essenciais para sua mudança.

Além de traduzir com qualidade e precisão, a Brazil Translations também indica uma empresa para ajudar com os trâmites legais, facilitando ainda mais o processo de mudança para outro país. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Este post tem 2 comentários

Comentários encerrados.