Descubra quais são as línguas originadas do latim

Descubra quais são as línguas originadas do latim

Desde a Antiguidade até a Idade Média, o espaço indo-europeu se deparou com o surgimento de uma grande quantidade de línguas regionais e outros dialetos. Tal evolução no idioma tem origem nos fluxos migratórios à época, de contatos, de confrontos e de colonização entre os povos.

O latim surgiu justamente nesse cenário, sendo falado pelo povo de Latium (Itália Central), tornando-se, posteriormente, a língua padrão do Império Romano em toda a Europa.

Com a eventual queda do poderoso Império Romano, que dominava boa parte da Europa, a língua latina resistiu ao desuso. Contudo, o que se viu foi uma língua que sofreu mutações que, gradualmente, originaram diferentes idiomas. 

Desse modo, o latim vulgar, o que era falado nas províncias sob domínio romano, formaram as línguas românicas que conhecemos e até mesmo falamos até hoje. 

O que são as línguas românicas?

Nós chamamos as línguas românicas todas as línguas que são herdeiras – emprestadas ou derivadas, direta ou indiretamente – da língua latina. 

Ou seja, trata-se das línguas resultantes da evolução do latim falado pelo povo.

Descubra quais são as línguas originadas do latim

Portanto, a resposta para saber quais são as línguas originadas do latim é saber quais são as línguas românicas existentes nos dias de hoje!

Conheça os idiomas derivados do latim

Dos 6.912 idiomas falados atualmente no mundo, segundo o compêndio Ethnologue, apenas oito vieram do latim: italiano, francês, espanhol, catalão, galego, português, provençal e romeno

Além desses idiomas, o dalmático, falado antigamente na costa da Dalmácia, na Croácia, também tinha origem latina, mas já foi extinto. 

O próprio latim, mãe das línguas românicas, já não é mais falado, sendo usado apenas em documentos oficiais do Vaticano.

Por conta da semelhança entre as línguas românicas, naturalmente as pessoas que falam tais idiomas tendem a ter mais facilidade em aprender outras línguas derivadas do latim. 

Nós, brasileiros, que falamos o português, temos mais facilidade em aprender, por exemplo,  o italiano e o espanhol, já que a estrutura desses idiomas é semelhante. 

Essas similaridades contribuem para a assimilação e o reconhecimento de estruturas e frases. Não é à toa que, muitas vezes, conseguimos até mesmo reconhecer algumas palavras faladas por nativos de outros países que falam as línguas românicas, devido, principalmente, à afinidade com o nosso idioma.

Gostou de conhecer mais sobre as línguas originadas do latim? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

2 comentários em “Descubra quais são as línguas originadas do latim”

  1. Pingback: O que é transliteração? – Principal

  2. Pingback: Qual a importância do inglês em nosso cotidiano? – Principal

Comentários estão fechados.