Cidadania italiana: como tirar?

O Brasil é um país bastante miscigenado, uma vez que foi povoado por inúmeros credos, etnias e povos. A imigração italiana foi uma das maiores de nossa história, um processo que iniciou em meados de 1870. Como resultado, hoje, somos um país com inúmeras pessoas com ascendentes italianos. Com isso, com o tempo, a demanda por pessoas em busca de saber como tirar a cidadania italiana cresceu. 

Tudo isso nos leva à pergunta deste artigo: como tirar a cidadania italiana? 

Saiba que para tirar a cidadania italiana é preciso estar de acordo com alguns critérios, bem como realizar uma série de tarefas, as quais abordaremos ao longo deste artigo. 

Quem pode tirar a cidadania italiana?

A transmissão da cidadania italiana é regida pelo direito Jus Sanguinis, que é o direito de sangue. Ou seja, filhos, netos, bisnetos, trinetos e tetranetos de italianos têm o direito de solicitar a cidadania. 

Cidadania italiana: como tirar?

Logo, o primeiro passo para tirar a cidadania é descobrir se em sua família há ascendentes italianos.

Além disso, cidadãos brasileiros casados com cidadãos italianos, os residentes em território italiano, aqueles que nasceram em território italiano e aqueles que possuem méritos especiais também podem solicitar a cidadania.

Documentos necessários para tirar a cidadania

Os documentos essenciais para apresentar na solicitação de cidadania são:

  • Certidão de nascimento;
  • Certidão de óbito;
  • Certidão de casamento..

Lembre-se: você deve ter todos esses documentos em mãos, desde os do ascendente italiano até os do requerente. 

Por fim, além dos documentos civis, o requerente necessita emitir a Certidão Negativa de Naturalização, que serve para comprovar que o ascendente italiano não se naturalizou brasileiro.

Tradução dos documentos 

Tenha em mente que será preciso traduzir todas as certidões brasileiras (nascimento, casamento, óbito e CNN), já que se trata de um algo obrigatório dentro do processo de reconhecimento da cidadania italiana e AIRE [registro para os italianos que moram fora da Itália]. 

Saiba que as traduções deverão ser feitas exclusivamente por um tradutor juramentado italiano inscrito em uma Junta Comercial.

Caso precise, conte com a Brazil Translations para traduzir toda a documentação para o idioma italiano. Além disso, para dar prosseguimento no processo de cidadania, ainda recomendamos uma empresa especializada em cidadania, que vai ajudá-lo ao longo de toda essa etapa burocrática. 

Entre em contato, faça uma cotação com a Brazil Translations e conheça as condições especiais que estão esperando por você. 

Aguardar o processo

Identificando se você pode tirar a cidadania italiana, sabendo quais documentos precisa e traduzindo esses documentos, chegou a hora de entrar em contato com o consulado italiano mais próximo – existem diversos consulados nas principais capitais brasileiras.

Agora, basta seguir as recomendações e processos burocráticos e aguardar até que você tenha o direito de ser cidadão italiano. Importante: como dissemos, é recomendado fazer todo esse processo com o suporte de uma empresa especializada em cidadania italiana. 

Gostou do artigo sobre como tirar a cidadania italiana? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Este post tem 2 comentários

Comentários encerrados.