Conheça os livros mais traduzidos do mundo

Conheça os livros mais traduzidos do mundo

A literatura está presente na vida de, praticamente, todas as pessoas, seja por meio de livros inspiracionais, científicos, educacionais e religiosos ou livros de contos, de romances e muitos outros. Independentemente do tipo de literatura, uma coisa é certa: a literatura faz parte de nossas vidas. 

Devido à popularidade da literatura na vida de todos, uma dúvida comum sempre vem à tona: quais os livros mais famosos do mundo? Em quantos idiomas eles foram traduzidos? 

É importante dizer que saber quais os livros mais traduzidos do planeta é uma forma eficiente de avaliar o sucesso de um livro. 

Afinal, às vezes, um livro pode vender milhões e milhões de cópias, mas apenas em uma região/país apenas. A quantidade de adaptações idiomáticas é, então, um bom termômetro para avaliar, de fato, o sucesso de um livro, uma vez que significa que o texto foi lido por pessoas em diversas partes do mundo.

Então, conheça alguns dos livros mais traduzidos em todo o globo e surpreenda-se.

Don Quixote de la Mancha

El Ingenioso Hidalgo Don Quijote de la Mancha (Escrito por Miguel Cervantes), conhecido e traduzido no Brasil como Don Quixote de la Mancha, é um romance espanhol de grande prestígio mundial, sendo um dos livros mais antigos que estão entre os mais traduzidos da história. 

Conheça os livros mais traduzidos do mundo

Trata-se de um livro escrito em duas partes: a primeira, em 1605; a segunda, dez anos mais tarde. 

Apesar de muitos associarem a quantidade de traduções com o tempo em que o livro foi lançado, saiba que Dom Quixote é um enorme sucesso desde seu lançamento. 

A primeira tradução para o inglês, por exemplo, foi publicada em 1612, três anos antes do surgimento da segunda parte do livro. Considerado o primeiro romance moderno, a obra é leitura obrigatória para todos aqueles que se interessam por literatura, independentemente do idioma.

Estima-se que o número de idiomas em que o livro foi traduzido supera os mais de 145.

Andersen’s Fairy Tales 

Hans Christian Andersen é o responsável por criar uma série de contos de fadas, que estão, inclusive, presentes em nossas vidas até hoje.

Entre os mais famosos estão “A Roupa Nova do Imperador”, “O Patinho Feio” e “A Princesa e a Ervilha”. 

Além dessas obras, o conto “A Pequena Sereia” ganhou bastante destaque mundial, sobretudo por ter se tornado filme de grande sucesso.  Ao longo de sua vida, Andersen escreveu uma infinidade de contos — e esses contos viajaram por todas as partes do planeta. 

O idioma original desses contos é o dinamarquês e o número estimado de traduções supera os 160 idiomas. 

Alice’s Adventures in Wonderland (Escrito por Lewis Carroll)

Conheça os livros mais traduzidos do mundo

Desde sua primeira publicação, em 1865, Alice no País das Maravilhas tem sido um sucesso tanto junto ao público adulto quanto ao público infantil. 

A história de uma garota de 8 anos que se perde e acaba descobrindo um mundo mágico pode parecer simples, mas trata-se de um enredo repleto de problemas matemáticos complexos e de jogos de palavras que conquistam até mesmo as pessoas que não se identificam com Alice. 

Esta obra escrita em língua inglesa inspirou inúmeras adaptações, incluindo a recente franquia do cineasta Tim Burton.

O número estimado de traduções para outros idiomas é de 174.

Le Avventure di Pinocchio 

O conto italiano escrito por Carlo Collodi é um dos mais traduzidos do planeta, sendo uma obra de grande sucesso mundial. 

A prova de que a obra é um grande sucesso está nas adaptações para o cinema, sobretudo com os filmes feitos pela Disney. 

As Aventuras de Pinóquio é um sucesso entre leitores e leitoras de todo o mundo desde o ano de sua publicação, 1883. A história de um boneco de madeira que ganha vida inspirou inúmeras adaptações para a telona. Em 2022, por exemplo, tivemos duas adaptações, uma da Disney, um live action, e outra da Netflix, de Guilhermo del Toro. 

O número estimado de idiomas traduzidos supera os mais de 260.

Le Petit Prince (Escrito por Antoine de Saint-Exupéry)

O Pequeno Príncipe é o livro infantil mais lido de todos os tempos. O fato de ser o livro mais traduzido é a maior prova disso. 

A história de um piloto que cai com seu avião em um deserto e conhece um pequeno príncipe que está viajando pelas galáxias continua cativando gerações e gerações de pessoas. 

O estilo simples, o enredo fantástico e as análises sobre a natureza humana fizeram com que este conto se tornasse o livro não religioso mais traduzido do planeta.

Estima-se que o Pequeno Príncipe tenha sido traduzido para mais de 300 idiomas. 

Bíblia

Por fim, o provável livro mais traduzido e mais famoso do mundo é a Bíblia, uma obra sagrada para muitos e, por isso, é tão replicada. Sua quantidade vendida anualmente bate quase 100 milhões e ela possui 1.442 traduções do novo testamento e 636 traduções da versão completa. 

Gostou de saber quais são os livros mais traduzido do mundo? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

2 comentários em “Conheça os livros mais traduzidos do mundo”

  1. Pingback: Conheça a importância da tradução de documentos acadêmicos e onde fazê-la

  2. Pingback: Intercâmbio: quais documentos precisam de tradução juramentada?

Comentários estão fechados.