Intérprete de libras e sua importância no dia a dia

Entenda mais sobre o papel do intérprete de libras

Quando falamos em comunicação para pessoas com problemas auditivos, invariavelmente temos que falar também sobre o intérprete de libras e sua importância na busca por mais acessibilidade comunicacional.

Afinal, o intérprete de libras é o responsável por garantir a inclusão de pessoas com deficiência auditiva (surdos). Logo, questões relacionadas à inclusão comunicacional dessas pessoas passam, invariavelmente, pela Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Contudo, antes de falarmos efetivamente sobre a importância do intérprete de sinais, é preciso entender o que faz esse profissional. 

O que faz um intérprete de libras?

O tradutor e intérprete de libras é o profissional responsável por auxiliar na comunicação eficiente entre pessoas com deficiência auditiva e pessoas ouvintes.

Além disso, o intérprete de sinais também auxilia na comunicação entre pessoas surdas.

Em situações onde é preciso traduzir o português para a língua de sinais, por exemplo, os intérpretes de libras são os profissionais mais adequados para realizar a tradução. 

A importância do intérprete de libras no dia a dia

O intérprete de libras é extremamente importante para criar uma comunicação inclusiva, de modo que as pessoas surdas consigam compreender o que está sendo dito. 

Como escolher uma empresa de tradução? Saiba o que levar em consideração

Atualmente, com a popularização e conscientização a respeito de pautas que incentivam a inclusão de pessoas surdas, cada vez mais vemos a presença de intérpretes de libras em shows, eventos (presenciais e online), palestras e programas de tv.

Isso se deve ao fato de que as pessoas surdas só conseguem se comunicar de forma eficiente e fluente, na maioria das vezes, através da língua de sinais. Portanto, investir em intérpretes torna-se importante para que esse grupo de pessoas não seja excluído do resto da sociedade. 

O intérprete de libras e seu papel no mercado

No âmbito profissional, os intérpretes de libras também possuem um papel extremamente importante. 

Isso porque, à medida que a conscientização social cresce, as empresas investem cada vez mais em inclusão e acesso à informação junto ao seu público. 

Essa medida, consequentemente, acaba engajando a marca no mercado, principalmente em assuntos ligados à busca pela acessibilidade comunicacional.

Não à toa, vemos com muito mais frequência empresas e marcas investindo na inclusão social de pessoas com problemas auditivos, desde palestras e entrevistas coletivas, até shows, propagandas e eventos (acessibilidade multimídia). 

Onde encontrar intérprete de sinais?

É possível encontrar um intérprete de libras profissional e capacitado em empresas de tradução. 

Esse tipo de empresa fornece profissionais para as mais diversas ocasiões, dando todo o suporte aos clientes, de maneira a oferecer um trabalho de tradução acurado e com inclusão total às pessoas surdas. 

Caso queira ou precise contratar um intérprete de libras, lembre-se de escolher uma empresa profissional, experiente e séria, como a Brazil Translations. 

Fique à vontade para conhecer mais a respeito da empresa, buscando informações que podem ser importantes na escolha certa. Fazer um orçamento, por exemplo, é sempre muito importante e ajuda muito na tomada de decisão. 

Intérpretes de sinais: importantes para um trabalho de inclusão

Agora que sabe mais sobre a importância do intérprete de libras, com certeza compreender seu papel dentro de um projeto de acessibilidade comunicacional torna-se mais fácil. 

Gostou do artigo? Quer ler mais conteúdo como este? Acompanhe nosso blog para mais novidades. 

4 comentários em “Intérprete de libras e sua importância no dia a dia”

  1. Pingback: Documentos mais traduzidos: conheça alguns deles - Principal

  2. Pingback: Tradução espanhol para português: conheça mais sobre o serviço - Principal

  3. Pingback: ที่พัก โพธาราม ใกล้ฉัน

  4. Pingback: thai massage liestal

Comentários estão fechados.