Transcrição de áudio e vídeo e a sua importância para eventos

A transcrição de áudio e vídeo em outros idiomas é um trabalho importante para inúmeros segmentos. Isso porque é desta forma que pessoas de diferentes localidades possam ter acesso aos mesmos conteúdos. Assim, também é possível registrar tudo o que foi dito em um evento, por exemplo, em formato de texto.

Ainda que não seja um serviço de amplo conhecimento, ele traz um auxílio significativo para uma série de situações. Geralmente, é solicitado no caso de palestras, congressos e reuniões de notável importância. Neste post, iremos falar sobre o papel da transcrição de áudio e vídeo e como ela funciona. 

O que é a transcrição de áudio e vídeo?

O serviço de transcrição de áudio e vídeo tem como objetivo transcrever tudo o que foi dito nas duas formas de gravação. Como dito anteriormente, pode se tratar de apresentações, de palestras e até mesmo de músicas. Assim, é possível manter o conteúdo fiel ao que foi gravado.

Ele demanda, além do conhecimento em diferentes idiomas, domínio da passagem do conteúdo verbal para o escrito. De forma geral, isso significa que o tradutor deve transmitir as mesmas ideias, mas adaptando-as para a forma escrita. Isso inclui também eliminar erros de pronúncia e de fala.

Por vezes, a transcrição de áudio e vídeo pode ser facilmente confundida com a legendagem. Porém, vale ressaltar que se tratam de serviços com processos diferentes. Isso porque no caso da legendagem é possível fazer adaptações de palavras e expressões. Já nas transcrições, é necessário manter o máximo de semelhança ao conteúdo original.

Transcrição de áudio e vídeo e a sua importância para eventos

A relevância deste tipo de serviço

A transcrição de áudio e vídeo tem se tornado um serviço cada vez mais relevante no mercado. Isso acontece pois, com o passar do tempo surgem mais formas de consumir conteúdos. É um processo importante, por exemplo, para que se tenha melhores resultados nos buscadores como o Google. Entenda porque:

Muitas pessoas que buscam por vídeos ou áudios gostariam de ter o conteúdo deles por escrito. Isso porque, em alguns momentos, lê-los e encontrar as principais informações é mais prático do que ter de assisti-los por inteiro. No caso dos podcasts, essa prática tem sido cada vez mais disseminada e aplicada.

Fazer a transcrição de áudio e vídeo de eventos e palestras também possibilita que estes se tornem posts em blogs em um momento posterior. Assim, é possível resumir os principais acontecimentos do ocorrido. Com isso ainda se faz com que o tráfego do site seja movimentado e você garanta ainda mais acessos para o seu conteúdo.

Como prova da popularidade deste serviço, uma pesquisa da Comscore atestou que cerca de 50% de todos os estudos serão feitos por meio da voz nos próximos anos. Uma segunda pesquisa, da Gartner, acrescenta que 30% das pesquisas não usarão mais uma tela até 2020. Sendo assim, esse serviço está diretamente ligado à tendência das pesquisas por voz.

Gostou do que leu até aqui? Então não deixe de falar o que achou em nossos comentários! Para receber mais dicas e novidades sobre o universo da tradução, basta continuar acompanhando as postagens em nosso blog.