Tradução técnica e sua aplicação nos segmentos

Atualmente, os serviços linguísticos possuem um papel extremamente importante no dia a dia, tanto no âmbito pessoal como profissional. A tradução técnica se destaca como um dos serviços que mais cresce no mercado, cujo papel é vital em diferentes segmentos. 

Por ser um trabalho que engloba diferentes áreas, naturalmente a tradução técnica pode ser aplicada em diferentes segmentos, como os setores hospitalar e químico, por exemplo. 

Mas antes de falarmos efetivamente sobre quais áreas a tradução técnica pode ser aplicada, é importante conhecermos também o conceito desse tipo de serviço linguístico. 

O que é tradução técnica?

A tradução técnica é um serviço que consiste em traduzir textos com linguagem técnica de assuntos específicos

Os temas a serem traduzidos variam conforme o segmento e a aplicação, englobando áreas como direito, medicina, química, física, astronomia e muitas outras.

O grande diferencial da tradução técnica está na abordagem do serviço, uma vez que deve ser levada em consideração a finalidade da tradução, bem como sua execução e público-alvo. 

Afinal, uma tradução técnica de boa qualidade deve levar em consideração vários fatores, sendo o principal a equivalência de termos.

Isto é, o profissional responsável, no caso o tradutor técnico, ao traduzir a língua de origem, deve procurar termos e palavras equivalentes, de modo a entregar uma tradução precisa, profissional e fiel ao original

Portanto, a tradução técnica é um serviço que precisa ser feito por profissionais de alta qualidade, já que conta com uma linguagem especializada, baseada em terminologias específicas de cada idioma.

Tradução técnica e aplicação nos segmentos

Medicina

A medicina é uma área que passa por constantes mudanças. Ou seja, novidades chegam a todo momento, de todos os lugares e em vários idiomas. 

Sabemos que muitas das descobertas da medicina vêm de outros países (como a potencial vacina do covid, por exemplo). Isso faz com que seja essencial contar com o suporte de um profissional que seja capaz de traduzir todo o conteúdo, preservando termos técnicos e especificações do conteúdo original. 

Direito

A tradução técnica também está presente nas ciências sociais. O direito está entre os segmentos que mais buscam por serviços de tradução.

O uso do serviço de tradução técnica é capaz de ajudar em vários sentidos, como na descoberta de novos conceitos na interpretação de leis mais antigas e até mesmo em abordagens diferentes sobre temas já conhecidos

Ou seja, a tradução científica no direito pode auxiliar no julgamento de diferentes casos, podendo ser útil em uma futura jurisprudência, por exemplo.

Química

Assim como na medicina, o segmento químico passa por inúmeras mudanças ao redor do mundo. Por esse motivo, o serviço de tradução técnica torna-se extremamente importante para trazer novidades. 

Além disso, por se relacionar com a enfermagem, biologia, física, engenharia e outros segmentos, a área química frequentemente solicita serviços de tradução técnica, influenciando, assim, diversas vertentes dentro da ciência e do conhecimento.

Tradução técnica: essencial em muitos segmentos

Conhecendo melhor a tradução técnica e sua aplicação em diferentes segmentos, fica mais fácil compreender a importância dos serviços linguísticos e sua influência na sociedade. 

Gostou deste artigo? Acompanhe o Blog da Brazil Translations para mais novidades. Até a próxima!

Este post tem 2 comentários

Comentários encerrados.