Tradução científica é indispensável durante a pandemia

A tradução científica se tornou um serviço de suma importância desde que o novo coronavírus se instaurou ao redor do mundo. E isso se deve ao fato de que, a todo momento, novas pesquisas são divulgadas sobre o tema. Assim, é indispensável que cientistas e estudiosos de todos os países tenham acesso às atualizações.

Instituições, organizações e universidades estão trabalhando para disponibilizar plataformas com pesquisas em vários idiomas. Com isso buscam difundir informações para um público ainda maior sobre a pandemia que estamos vivendo. No post de hoje, iremos falar sobre a relação da tradução científica neste contexto. Confira!

Qual a razão para a tradução científica ter destaque?

Em épocas de pandemia como a do novo coronavírus, surgem uma série de pesquisas para investigar a doença. Dessa forma, cientistas de todo o mundo se envolvem em descobertas e especulações sobre o tema. Mas, para que se possa ter acesso a todas elas, é preciso a tradução científica.

Esse é um dos principais motivos para que esse serviço tenha ganhado tanta importância neste momento. Ao atingir o maior número de interessados promove-se a troca de informações e é possível alcançar novas descobertas sobre o tema.

Assim, a tradução científica tem como objetivo traduzir pesquisas para vários idiomas. Atualmente, sua demanda tem sido ainda maior. E isso significa que há uma infinidade de pessoas em diversas localidades do mundo dispostas a contribuir para uma cura.

Tradução científica é indispensável durante a pandemia

Iniciativas que estão sendo tomadas diante da Covid-19

Em resposta a isso, inúmeras iniciativas têm sido tomadas no campo da tradução científica. Como exemplo disso, o curso de Medicina da Universidade Federal do Paraná disponibilizou a tradução das principais pesquisas sobre o coronavírus. Assim, estão buscando incentivar a disseminação de informações corretas do assunto.

Seguindo essa mesma atitude, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) também ofereceu links para  acesso a informações de saúde. Entre eles, destacou o repositório institucional Arca, o Portal de Periódicos Fiocruz e a Biblioteca Virtual em Saúde. E todos estes portais contam com pesquisas importantes que utilizaram a tradução científica para alcançar o público.

Por fim, a Universidade Federal da Bahia também está desempenhando importante papel nesta pandemia. Isso porque seus estudantes de Letras criaram um projeto de tradução científica voltado especialmente para a Covid-19. Assim, estão traduzindo os principais artigos e pesquisas para que estes possam circular e informar a população.

Ações como estas apenas exemplificam a grandiosidade que a tradução científica tem em momentos assim. Afinal, ela se tornou a porta voz para pesquisadores de todo o mundo que desejam compartilhar suas descobertas. E com isso é possível manter sociedades inteiras bem informadas quanto à prevenção e combate do novo coronavírus.

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o universo da tradução, acompanhe todas as nossas postagens feitas aqui no blog.