Produtividade no home office: confira dicas para mantê-la

A produtividade no home office se tornou um assunto amplamente discutido nas últimas semanas. Isso se deve à crise do novo coronavírus, que fez com que diversos trabalhadores tivessem que se adaptar à nova realidade. Assim, até aqueles que pouco conheciam a prática precisaram se reinventar nesta pandemia.

No entanto, nem sempre é fácil ter produtividade no home office com tantas preocupações e uma nova rotina. Isso significa encontrar novas formas de desempenhar tarefas e de cumprir prazos. Além disso, é preciso adaptar um local de trabalho para você. Com tantas dúvidas, nós reunimos as principais dicas para que você possa fazer o seu home office.

Produtividade no home office com horários organizados

O principal ponto de partida para ter produtividade no home office é manter horários organizados. Isso quer dizer ter uma agenda de compromissos, anotando os com maior prioridade. Ademais, é importante respeitar o seu tempo. Ou seja, ter um horário para descanso e alimentação.

No caso de quem mora sozinho, há uma série de restaurantes oferecendo deliverys neste período de pandemia. Mas, para quem gosta de cozinhar, é possível se planejar no dia anterior para que a comida possa ser preparada. Com organização, o seu horário no expediente de trabalho não será afetado. Além disso, lembre-se de tomar um bom café da manhã!

Diante dessa nova realidade, também vale a pena adaptar os seus horários. O tempo gasto no transporte público, por exemplo, pode ser realocado para a prática de atividades físicas ou leitura. Assim, é possível pensar em ter novos hábitos que melhorem a sua produtividade no home office.

Evite distrações e estabeleça regras no seu home office

É essencial estabelecer algumas regras e ter controle sobre as distrações durante o seu home office. Para quem divide a mesma residência, o som da televisão, do rádio ou de músicas pode ser incômodo. Além disso, passar muito tempo nas redes sociais é um grande vilão da produtividade no home office.

Outro ponto importante é não envolver suas questões pessoais durante o horário de trabalho. Isso significa que, as pessoas que moram com você precisam entender que este tempo está reservado para o seu home office. Ou seja, você não está apto a desempenhar outras atividades paralelas neste momento.

Produtividade no home office: confira dicas para mantê-la

Tenha um local onde você possa trabalhar todos os dias

Ter um local em que possa trabalhar é importante para manter a sua produtividade no home office. Essa é uma forma de fazer com que você associe o local com concentração e foco. Isso exclui a possibilidade de locais como o sofá e a cama. Para ter um bom desempenho, opte por uma cadeira e mesa.

Além disso, é ideal garantir que este local escolhido será confortável. Afinal, é nele em que você passará a maior parte do seu dia. Por isso, escolha uma cadeira na qual você possa encostar completamente a coluna. Também procure manter uma postura adequada e, sempre que possível, tire um tempo para se alongar.

Por fim, não deixe de colocar uma boa playlist para tocar! A produtividade no home office tem muito a ver com estar relaxado e disposto. Por isso, não deixe de tocar músicas de que gosta para melhorar a sua concentração. Também não se esqueça de fazer pausas para descanso. Tomar um café e esticar as pernas é mais do que permitido!

Gostou de tudo o que leu até aqui? Então não deixe de nos contar o que achou em nossos comentários! Para continuar recebendo conteúdos como esses, basta acompanhar as postagens feitas em nosso blog.