Papiamento: um dos idiomas mais intrigantes e curiosos do planeta

Conheça mais sobre o papiamento e suas características e curiosidades

O mundo é repleto de diferentes culturas e, principalmente, idiomas, que surgiram há muitas décadas e séculos, conforme povos únicos e endêmicos de determinadas regiões elaboraram métodos próprios para se comunicarem. Como resultado, foram criados idiomas com diferentes e incríveis estruturas linguísticas. Neste artigo, porém, falaremos especificamente sobre uma das línguas mais diferentes do planeta: o papiamento. 

O papiamento (conhecido também como papiamentu) é uma língua crioula comum no Caribe, mais especificamente em Curaçao e Aruba, um conhecido ponto turístico na região – inclusive, o dia 21 de maio foi definido como o Dia do Papiamento em Aruba, tamanho orgulho do povo por sua língua. 

Por ser a língua mais falada nas ilhas ABC (Aruba, Bonaire e Curaçao), regiões colonizadas pelos holandeses, o papiamento é um idioma reconhecido em alguns órgãos públicos dos Países Baixos. 

Papiamento e sua relação com o português

Saiba que o papiamento é um idioma alicerçado justamente no nosso português, assim como no espanhol e, claro, na língua neerlandesa. 

Algumas palavras e sentenças são muito similares a frases em português, causando uma sensação de familiaridade aos brasileiros que escutam o papiamento.  Além da língua portuguesa e espanhola, o papiamento é também muito similar ao crioulo cabo-verdiano e o crioulo da Guiné-Bissau.

Inclusive, quanto à origem do papiamento, alguns especialistas linguísticos acreditam que o papiamento se originou na costa da África Ocidental. Afinal, com toda a mistura de povos e culturas na região, os escravos africanos no Caribe acabaram incorporando ao seu dialeto um pouco de cada língua, nascendo assim o papiamento

Independentemente da sua origem, fato é que o papiamento resulta da mistura de diferentes idiomas, criando, assim, uma língua única e intrigante. 

Tradução humana: vantagens, aplicações e onde contratá-la?

Conheça algumas palavras em papiamento

  • Bón dia – bom dia
  • Bón tardi – boa tarde
  • Bón nochi – boa noite
  • Ayera – ontem
  • Danki – obrigado
  • Di nada – de nada
  • Kon ta bai? – como vai?
  • Mi ta bon – estou bem
  • Si – sim
  • No – não
  • Awe – hoje
  • Kon ta bo nomber? – como é seu nome?
  • Mi nomber ta… – meu nome é…
  • Muchanan – crianças/filhos

Explicando a popularidade de um idioma tão pouco difundido 

Provavelmente você deve ter se perguntado: por que um idioma falado por tão poucas pessoas faz tanto sucesso? 

A resposta está em Aruba e Curaçao. Ambos locais são pontos turísticos no Caribe, sendo considerados locais maravilhosos, com regiões praianas belas, com águas claras e cristalinas. Logo, com a grande quantidade de turistas passando pela região, naturalmente despertou-se o interesse pelo papiamento e suas peculiaridades linguísticas. 

Atualmente, a região do Caribe onde o papiamento é falado se tornou um ponto de referência quando se trata de troca de experiências linguísticas. 

Isso acontece devido ao turismo na região. Para se adaptar à demanda, o povo local aprendeu outros idiomas, além do papiamento, como o inglês, o espanhol e, claro, o holandês, a outra língua oficial da região. 

Papiamento: uma língua culturalmente única

O papiamento sem dúvida é uma das línguas mais curiosas e intrigantes do planeta, já que é resultado da junção de vários outros idiomas, culminando em uma língua única e endêmica do Caribe. 

Gostou do artigo? Então, acompanhe nosso blog para ler mais conteúdo como este. Até a próxima! 

Este post tem 3 comentários

Comentários encerrados.