Legendagem de vídeo é a nova tendência da internet

A legendagem de vídeo se tornou um mecanismo essencial dentro da comunicação. De acordo com uma pesquisa realizada pela Google, o consumo de vídeo cresceu 165% no Brasil nos últimos cinco anos. Esse dado mostra como traduzir conteúdos com recurso visual se torna cada vez mais necessário.

A explosão das redes sociais também tem feito com que os vídeos sejam o principal canal de informação. O IGTV no Instagram, por exemplo, é uma prova disto. Desta forma, a legenda se tornou um item obrigatório para qualquer tipo de conteúdo. Nesse post, iremos falar sobre o que é a legendagem de vídeo e porque ela se tornou tão importante.

Por que devo fazer a legendagem de vídeo?

Segundo estudo feito pela Digiday, 85% dos vídeos no Facebook são assistidos sem som. Com este dado, é possível ter a legenda como indispensável nos dias de hoje. Caso seu vídeo não tenha legendas e não seja bem explicado em imagens, as chances de não ser assistido são altas.

Apesar da ausência do som, a legendagem de vídeo faz com que mensagens sejam transmitidas sem restrição. Ela também torna muito mais fácil o reconhecimento pelos mecanismos de busca, como o Google. Isso é imprescindível, tendo em vista as novas técnicas de SEO que são utilizadas.

Uma última razão para fazer a legendagem de vídeo é que o fato de que ela passa maior credibilidade à sua produção visual. Por este motivo, tem sido uma escolha frequente nas campanhas publicitárias e em comerciais. Até mesmo nas redes sociais elas aparecem, em vídeos institucionais ou mesmo de entretenimento.

Quando optar pela legenda em meus vídeos

A legenda pode ser aplicada em qualquer tipo de vídeo. Ela pode estar presente na televisão, cinema e em vídeos de redes sociais. Hoje, os maiores disseminadores desta ferramenta são o Facebook, Instagram e YouTube. A legendagem de vídeo é o mecanismo perfeito para aproximar espectadores, com destaque para os que não falam o mesmo idioma do vídeo.

Os recursos audiovisuais tem sido cada vez mais implementados em estratégias de marketing. Isso porque eles são capazes de trazer resultados grandiosos. Acredita-se que até 70% dos vídeos comerciais sejam divulgados por clientes. Por isso, vale a pena investir em produção visual legendada para a sua marca e/ou negócio.

A legendagem de vídeo deve ser priorizada sempre, sobretudo quando se trata da acessibilidade. Afinal, deficientes auditivos não são capazes de escutar narrações ou efeitos sonoros. Por este motivo, pense em todo o seu público antes de produzir um conteúdo audiovisual. Com as legendas, ele poderá ser acessível para todos.

Legendagem de vídeo é a nova tendência da internet

Onde encontrar a legendagem de vídeo?

Há empresas especializadas em fazer legendagem de vídeo, independentemente do seu assunto. Elas são as empresas de tradução, que trabalham para encontrar as melhores soluções de conteúdo para clientes. Ainda, oferecem profissionais especializados em cada área do conhecimento, a fim de trazer a melhor abordagem para o tema. 

As empresas de tradução trabalham com a legendagem de vídeo em um prazo pré-determinado, entregando-a rapidamente. Também permitem que você acompanhe todo o processo criativo, além de opinar sobre a melhor forma de legendar. Por isso, recomenda-se um serviço especializado como este para lhe ajudar.

Para continuar recebendo dicas e novidades sobre o mundo da tradução, acompanhe as postagens do blog da Brazil Translations!

Deixe uma resposta