Documentos para quem deseja morar fora do país: saiba quais não podem faltar

Descubra quais são os documentos necessários para quem deseja morar fora do país 

Morar fora do país é um sonho para muitas pessoas, seja para conhecer novas culturas e lugares, ficar próximo de um amigo ou familiar ou até mesmo para aprender um novo idioma. Independentemente da finalidade, uma coisa é certa: trata-se de um momento especial. 

Entretanto, é preciso ficar atento aos detalhes, já que não é só fazer as malas e partir para outro lugar. As pessoas devem saber que é preciso providenciar alguns documentos para quem deseja morar fora do país.

Esses documentos, via de regra, servem para regularizar sua situação, evitando problemas, dores de cabeça, empecilhos e situações desagradáveis.

Confira, então, alguns dos documentos que não podem faltar!

Passaporte

Começaremos, antes de mais nada, com o documento mais óbvio: o passaporte. 

quais são os documentos necessários para quem deseja morar fora do país

Sem o passaporte você não irá a qualquer lugar, uma vez que é considerado o documento oficial para se locomover por outros países. 

O passaporte é um documento oficial emitido pelo governo que tem como objetivo certificar a identidade e a cidadania do seu portador. 

Tenha em mente sempre que a maioria dos países não permite a entrada de viajantes sem um passaporte oficial. Portanto, caso queira morar fora, providencie seu passaporte o quanto antes, já que sua emissão demora algumas semanas ou até meses. 

Visto comum e visto de trabalho

O visto é também um documento oficial de viagem inserido no passaporte, permitindo ao viajante permanecer um período determinado no país.

Via de regra, o visto é autorizado e emitido pelo país onde você deseja morar ou trabalhar/visitar. 

Como cada país tem sua legislação, o visto pode variar bastante. Ou seja, você pode conseguir o visto de curta duração, o visto de residência ou o visto de turista. Nesse caso, o que interessa é o visto de residência. 

Para saber como obtê-lo, você precisará entrar em contato com o consulado do país para onde deseja se mudar.

O visto de trabalho é outro documento importante, já que se você comprovar que terá uma renda e um emprego fixo no país, as chances de poder realizar o sonho de morar fora são maiores. 

Nesse caso, o empregador deverá ajudá-lo a obter esse tipo de visto. Novamente, para mais informações, consulte o consulado do país destino, pois algumas normas e leis mudam de acordo com a nação. 

Certidão de nascimento 

A certidão de nascimento tem muita relevância fora do Brasil,  já que é o documento que comprova sua origem e nacionalidade, assim como é fundamental para identificar o nome, sexo, data, local de nascimento e pais de uma pessoa. 

Ao decidir morar fora do país, é preciso, portanto, levar sua certidão de nascimento original, assim como algumas cópias traduzidas de forma oficial, que são feitas por meio da tradução juramentada, feita para fins legais.

Histórico escolar e diplomas

Para morar fora do país, é fundamental levar documentos escolares, como histórico e diplomas, por exemplo. 

Por isso, é preciso levar cópias traduzidas de todos os registros escolares que possuir e que podem ser úteis. Se a mudança para outro país inclui crianças em idade escolar, esses documentos são ainda mais fundamentais.

Em suma, portanto, entre os registros escolares mais importantes, podemos destacar os diplomas, as cartas de recomendação e os históricos escolares.

Importante: lembre-se de que é preciso traduzir os registros escolares ao morar em outros país. 

Outros documentos importantes para quem deseja morar fora

  • Certidão de nascimento;
  • Procurações;
  • Documentos de custódia infantil;
  • Papéis de divórcio;
  • Carteira de motorista;
  • Registros de impostos;
  • Documentos de seguro;
  • Testamentos;
  • Papéis de adoção;
  • Registros de vacinação de animais de estimação.

Gostou do artigo? Então, acompanhe o blog da Brazil Translations para ler mais conteúdo como este. Até a próxima.

Este post tem um comentário

Comentários encerrados.